PiratesManic
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

PiratesManic

Piratas Maníacos!
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Criar uma máquina virtual

Ir para baixo 
AutorMensagem
minerva
MinErva
MinErva
minerva


Número de Mensagens : 170
Data de inscrição : 12/01/2008

Criar uma máquina virtual Empty
MensagemAssunto: Criar uma máquina virtual   Criar uma máquina virtual Icon_minitimeTer Jan 15, 2008 5:07 pm

Uma forma de termos na nossa máquina sistemas operativos paralelos sem necessidade de mexer nas partições do disco é usufruir da “virtualização” de sistemas. Com as tecnologias existentes já há algum tempo, podemos simular um sistema operativo onde sobre este adicionaremos um vasto leque de opções. O guia que vos deixo é a parte dois deste tema, aqui debruçarei a atenção sobre a criação de uma máquina virtual. Espero que gostem!

Para aceder ao VMware clique em Iniciar / Programas / VMware / VMware Server / VMware Server Console.
Criar uma máquina virtual Ima_01_small

Na primeira janela do VMware marque a opção Local Host e clique em OK.

Criar uma máquina virtual Ima_02_small

Clique em New Virtual Machine, para criar uma nova máquina virtual.
Criar uma máquina virtual Ima_03_small

Clique em Avançar na primeira janela.
Criar uma máquina virtual Ima_04_small

Escolha a opção Typical. Na opção Custom é possível criar uma máquina virtual a partir de uma partição, por exemplo. Imagine que tem 2 partições, uma com Windows e outra com Linux, o utilizador pode criar uma máquina virtual e direccionar para a partição Linux, assim sempre que iniciar a sua máquina virtual, essa irá iniciar a sua segunda partição. Desta forma terá os dois sistemas em partições diferentes executados ao mesmo tempo. É possível fazer o contrário, através do Linux iniciar o Windows. O VMware possibilita que crie uma máquina virtual da unidade actual, assim terá duas vezes o mesmo Windows executado, mas isso é muito perigoso e pode danificar a instalação do Windows. Não recomendo ninguém.
Criar uma máquina virtual Ima_05_small

Nesta janela, seleccione o sistema operativo que vai instalar, vamos seleccionar Linux e na opção Version seleccione Ubuntu, clique em Avançar.
Criar uma máquina virtual Ima_06_small

Dê um nome qualquer à sua máquina virtual. Logo abaixo seleccionará a pasta onde esta ficará instalada. Os ficheiros pelo VMware podem ser levados para qualquer local e inicializados em qualquer máquina virtual que encontrar, assim poderá instalar um Linux na sua máquina e levá-lo um cliente qualquer.
Criar uma máquina virtual Ima_07_small

Seleccione o tipo de conexão com a rede que melhor se encaixe para sua realidade. Vou optar por Use Bridged Networking, pois assim tenho um IP para a máquina virtual que pode ser acesso por qualquer máquina da minha rede.
Criar uma máquina virtual Ima_08_small

Configure o tamanho do disco da sua máquina virtual. A opção Allocate all disk space now, faz com que sua máquina virtual ocupe 8gb a partir do momento da instalação, se desmarcar essa opção o ficheiro da máquina virtual vai aumentando conforme a necessidade o que torna a máquina um pouco lenta quando necessitar de mais espaço. Após definir clique em Concluir.
Criar uma máquina virtual Ima_09_small

Temos a nossa máquina virtual criada! Para a iniciar clique em Start this virtual machine.
Criar uma máquina virtual Ima_10_small

Coloque o CD de instalação de qualquer distribuição Linux ou Windows e inicie sua máquina virtual, no processo de inicialização tecle ESC e seleccione o CD para efectuar o boot. O processo de instalação é o mesmo de um computador normal.
Criar uma máquina virtual Ima_11_small

Para alterar configurações da sua máquina virtual dê dois cliques no item que deseja configurar.
Criar uma máquina virtual Ima_12_small

Configuração da memória ram da máquina virtual. A quantidade de memória que for definida será exactamente a quantidade de memória que o VMware irá ocupar quando iniciar a sua máquina virtual.
Criar uma máquina virtual Ima_13_small

Configuração da unidade de disco. Não é possível alterar o tamanho da unidade configurada.
Criar uma máquina virtual Ima_14_small

Configuração do CD-Rom. É possível definir qual a drive que irá utilizar como padrão da sua máquina virtual na opção Use physical drive. Também é possível definir uma imagem como drive óptica, ao iniciar a máquina virtual o VMware monta essa imagem como uma unidade de disco. É possível recolher uma distribuição de Linux e instalar directo da imagem, sem precisar de gravar um CD.
Criar uma máquina virtual Ima_15_small

Configuração da drive de disquetes. Também é possível utilizar uma imagem como disquete. Quem não tiver uma drive de disquete no computador é recomendável desmarcar a opção Connect at power on, para não ser incomodado por mensagens de erro, sugiro que desmarque sempre, dificilmente usaremos a drive A.
Criar uma máquina virtual Ima_16_small

Configuração da placa de rede.
Criar uma máquina virtual Ima_17_small

Definição de quantos processadores a sua máquina virtual terá.
Como podem ver a configuração de uma máquina virtual é bem simples e intuitiva. Para quem desejar testar Linux e não tem coragem para “particionar” o HD, sugiro que criem uma máquina virtual e instalem uma distribuição Linux, é um bom inicio.
Neste link tem um óptimo guia de instalação do Ubuntu 6.10 escrito pelo Metro. O processo descrito é o mesmo que deverá ser feito se estiver a utilizar uma máquina virtual.
É possível encontrar inúmeras máquinas virtuais prontas no site do VMware. Basta recolher e usar, inclusive é possível fazer o download de Firewall, http e vários outros servidores que já estão montados e configurados. Algumas que mais me chamaram atenção foram: Battlefield 2 Server, Microsoft SQL Server 2005 Enterprise Edition Virtual Appliance, Compuntu - Compiere ERP on Ubuntu e Ubuntu 6.10 (Edgy Eft).
Ir para o topo Ir para baixo
https://piratesmanic.forumeiros.com
 
Criar uma máquina virtual
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
PiratesManic :: Geral :: Tutoriais & Manuais-
Ir para: