PiratesManic

Piratas Maníacos!
 
InícioPortalFAQMembrosGruposBuscarRegistrar-seConectar-se

Compartilhe
 

 Criar uma máquina virtual

Ir em baixo 
AutorMensagem
minerva
MinErva
MinErva
minerva

Número de Mensagens : 170
Data de inscrição : 12/01/2008

Criar uma máquina virtual Empty
MensagemAssunto: Criar uma máquina virtual   Criar uma máquina virtual Icon_minitimeTer Jan 15, 2008 5:07 pm

Uma forma de termos na nossa máquina sistemas operativos paralelos sem necessidade de mexer nas partições do disco é usufruir da “virtualização” de sistemas. Com as tecnologias existentes já há algum tempo, podemos simular um sistema operativo onde sobre este adicionaremos um vasto leque de opções. O guia que vos deixo é a parte dois deste tema, aqui debruçarei a atenção sobre a criação de uma máquina virtual. Espero que gostem!

Para aceder ao VMware clique em Iniciar / Programas / VMware / VMware Server / VMware Server Console.
Criar uma máquina virtual Ima_01_small

Na primeira janela do VMware marque a opção Local Host e clique em OK.

Criar uma máquina virtual Ima_02_small

Clique em New Virtual Machine, para criar uma nova máquina virtual.
Criar uma máquina virtual Ima_03_small

Clique em Avançar na primeira janela.
Criar uma máquina virtual Ima_04_small

Escolha a opção Typical. Na opção Custom é possível criar uma máquina virtual a partir de uma partição, por exemplo. Imagine que tem 2 partições, uma com Windows e outra com Linux, o utilizador pode criar uma máquina virtual e direccionar para a partição Linux, assim sempre que iniciar a sua máquina virtual, essa irá iniciar a sua segunda partição. Desta forma terá os dois sistemas em partições diferentes executados ao mesmo tempo. É possível fazer o contrário, através do Linux iniciar o Windows. O VMware possibilita que crie uma máquina virtual da unidade actual, assim terá duas vezes o mesmo Windows executado, mas isso é muito perigoso e pode danificar a instalação do Windows. Não recomendo ninguém.
Criar uma máquina virtual Ima_05_small

Nesta janela, seleccione o sistema operativo que vai instalar, vamos seleccionar Linux e na opção Version seleccione Ubuntu, clique em Avançar.
Criar uma máquina virtual Ima_06_small

Dê um nome qualquer à sua máquina virtual. Logo abaixo seleccionará a pasta onde esta ficará instalada. Os ficheiros pelo VMware podem ser levados para qualquer local e inicializados em qualquer máquina virtual que encontrar, assim poderá instalar um Linux na sua máquina e levá-lo um cliente qualquer.
Criar uma máquina virtual Ima_07_small

Seleccione o tipo de conexão com a rede que melhor se encaixe para sua realidade. Vou optar por Use Bridged Networking, pois assim tenho um IP para a máquina virtual que pode ser acesso por qualquer máquina da minha rede.
Criar uma máquina virtual Ima_08_small

Configure o tamanho do disco da sua máquina virtual. A opção Allocate all disk space now, faz com que sua máquina virtual ocupe 8gb a partir do momento da instalação, se desmarcar essa opção o ficheiro da máquina virtual vai aumentando conforme a necessidade o que torna a máquina um pouco lenta quando necessitar de mais espaço. Após definir clique em Concluir.
Criar uma máquina virtual Ima_09_small

Temos a nossa máquina virtual criada! Para a iniciar clique em Start this virtual machine.
Criar uma máquina virtual Ima_10_small

Coloque o CD de instalação de qualquer distribuição Linux ou Windows e inicie sua máquina virtual, no processo de inicialização tecle ESC e seleccione o CD para efectuar o boot. O processo de instalação é o mesmo de um computador normal.
Criar uma máquina virtual Ima_11_small

Para alterar configurações da sua máquina virtual dê dois cliques no item que deseja configurar.
Criar uma máquina virtual Ima_12_small

Configuração da memória ram da máquina virtual. A quantidade de memória que for definida será exactamente a quantidade de memória que o VMware irá ocupar quando iniciar a sua máquina virtual.
Criar uma máquina virtual Ima_13_small

Configuração da unidade de disco. Não é possível alterar o tamanho da unidade configurada.
Criar uma máquina virtual Ima_14_small

Configuração do CD-Rom. É possível definir qual a drive que irá utilizar como padrão da sua máquina virtual na opção Use physical drive. Também é possível definir uma imagem como drive óptica, ao iniciar a máquina virtual o VMware monta essa imagem como uma unidade de disco. É possível recolher uma distribuição de Linux e instalar directo da imagem, sem precisar de gravar um CD.
Criar uma máquina virtual Ima_15_small

Configuração da drive de disquetes. Também é possível utilizar uma imagem como disquete. Quem não tiver uma drive de disquete no computador é recomendável desmarcar a opção Connect at power on, para não ser incomodado por mensagens de erro, sugiro que desmarque sempre, dificilmente usaremos a drive A.
Criar uma máquina virtual Ima_16_small

Configuração da placa de rede.
Criar uma máquina virtual Ima_17_small

Definição de quantos processadores a sua máquina virtual terá.
Como podem ver a configuração de uma máquina virtual é bem simples e intuitiva. Para quem desejar testar Linux e não tem coragem para “particionar” o HD, sugiro que criem uma máquina virtual e instalem uma distribuição Linux, é um bom inicio.
Neste link tem um óptimo guia de instalação do Ubuntu 6.10 escrito pelo Metro. O processo descrito é o mesmo que deverá ser feito se estiver a utilizar uma máquina virtual.
É possível encontrar inúmeras máquinas virtuais prontas no site do VMware. Basta recolher e usar, inclusive é possível fazer o download de Firewall, http e vários outros servidores que já estão montados e configurados. Algumas que mais me chamaram atenção foram: Battlefield 2 Server, Microsoft SQL Server 2005 Enterprise Edition Virtual Appliance, Compuntu - Compiere ERP on Ubuntu e Ubuntu 6.10 (Edgy Eft).

_________________
Criar uma máquina virtual Pirate_buckle_xl
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário https://piratesmanic.forumeiros.com
 
Criar uma máquina virtual
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
PiratesManic :: Geral :: Tutoriais & Manuais-
Ir para: